Já se viu contando os dias até o dia do pagamento?
Talvez você tenha cobrado um par de tênis no mês passado, e a conta acabou de chegar. Ou talvez a luz do seu motor de verificação esteja acesa e você esteja com medo do conserto. De qualquer maneira, esse pagamento não pode ser rápido o suficiente – e pode não ser suficiente.
Para 78% dos americanos, viver de salário em salário é um modo de vida – um ciclo interminável de dinheiro saindo quase assim que entra. ( 1 )
Mas por aqui, temos essa ideia maluca de que você pode quebrar o ciclo de gastar mais do que ganha criando um orçamento sólido . Você não tem que viver de salário em salário! Veja como:
1. Construa um fundo de emergência. Antes de começarmos a falar sobre orçamentos, vamos falar sobre fundos de emergência . Um fundo de emergência mantém seu orçamento sob controle quando seu carro quebra. Se você está em dívida, você deve começar com um fundo inicial de pelo menos 3 salarios guardados.
Como? Venda coisas que você não precisa mais ou quer, reduza as visitas a restaurantes e compre marcas genéricas na mercearia. Lembre-se, estas são medidas temporárias. Uma vez que você tenha seu fundo de emergencia economizados, não gaste. O fundo de emergência é um amortecedor apenas para emergências . Se você puder orçar para consertar a rachadura em seu pára-brisa, faça isso. E não fique tentado a esvaziar seu fundo de emergência em compras grandes, mas desnecessárias, como uma viagem de fim de semana à praia. (Vamos falar sobre como economizar umas férias daqui a pouco!)
2. Faça seu orçamento Você trabalha muito duro para ter todo o seu pagamento em seus dedos até o final do mês. Não seria legal fazer alguma coisa com sua renda – como pagar dívidas ou acumulá-las em uma conta de poupança? É aí que um orçamento pode ajudar. Diga ao seu dinheiro o que fazer e você saberá para onde está indo, para não gastar demais.
Veja como montar um orçamento:
- Crie seu orçamento antes do início do mês.
- Liste sua renda esperada e suas despesas de saída.
- Dê a cada dólar um nome, de modo que a renda menos as despesas seja igual a zero.
Quando você cria um plano para sua renda, você pode administrá-lo melhor e esticá-lo ainda mais – sem ganhar um centavo extra.
3. Coloque suas prioridades no lugar. Depois de inserir alguns números, dê uma segunda olhada no orçamento. Sua renda menos suas despesas pode ser igual a zero, mas seu contracheque cobre totalmente seus fundamentos?
Em outras palavras, você fez orçamento para alimentação, moradia e transporte? Que tal dar, poupar e pagar a dívida? Você está economizando para possíveis reparos em casa ou carro ou contas médicas. Se assim for, confiantemente orçamento para se divertir como uma noite fora com os amigos. Quando suas necessidades são atendidas, você pode respirar um pouco mais fácil na próxima vez que você passar seu cartão de débito.
4. Acompanhe os seus gastos e cumpra o seu orçamento. Você está prestes a comprar o par perfeito de candelabros naquele lugar de decoração elegante, sabendo que ele vai te mandar para o orçamento de compras? Esperar! Execute sua compra através das seguintes perguntas:
- Eu preciso disso agora?
- Posso comprar isso por menos dinheiro em outro lugar?
- Que dinheiro posso movimentar para tornar a compra possível?
Se você decidir que realmente não precisa dos arandelas hoje, anote o custo e procure maneiras de incorporá-los ao orçamento do próximo mês. E se você simplesmente não pode esperar, certifique-se de obter o melhor preço e transferir dinheiro de outra categoria para evitar ultrapassar seu orçamento.
5. Salve para as coisas grandes. Você pode estar se perguntando o que fazer com as coisas realmente caras, como férias de verão ou presentes de Natal. É aqui que entra um fundo.
Um fundo é uma maneira de economizar uma quantia específica a cada mês por um determinado período de tempo. Por exemplo, se você quiser sair de férias em cerca de oito meses, comece a reservar um dinheiro por mês até lá. Imagine uma semana feliz no sol sem uma queimadura financeira depois! Perfeito.
Dê ao seu dinheiro algum espaço para respirar com um orçamento basta dizer a todos os seus dólares para onde ir antes de gastá-los na loja. Em seguida, atenha-se ao seu plano, economize para o que você quer e veja seu dinheiro durar o mês todo. Viver salário para salário não é mais o estilo de vida para você.
Dê o primeiro passo para parar sair da pindaíba.